Networking Profissional Rede Kai

Os mitos do empreendedor!

Os Mitos do Empreendedor

Conheça os mitos do empreendedor!

Nos últimos tempos, de maneira mais significativa, o empreendedor é visto como a figura heroica no mundo dos negócios, pois é aquele que apresenta insights geniais e, muitas vezes, vira o próprio jogo e permite-se uma grande viagem pessoal e profissional em busca de realizar seus sonhos e desejos.

Ainda nesse sentido, o empreendedor é visto como o desbravador, o corajoso, alguém que não tem medo de encarar nenhum desafio e enfrenta tudo e todos para alcançar o sucesso.

Fato é, será que tudo o que é dito em tantos lugares se aplica à pratica da vida real e será que tudo é tão simples e fácil assim?

Existem muitos clichês e ilusões apresentadas em torno do empreendedor atual e devemos entender que todo esse cenário fantástico, em muitas vezes, não se aplica no dia a dia.

Por isso vamos aqui apresentar alguns mitos sobre o empreendedorismo e validar que, ser pessoas com ideias inovadoras não quer dizer que as coisas aconteçam de maneira simples e instantânea.

O objetivo é refletirmos sobre pontos importantes em relação a esses mitos e combater ideias erradas que podem frustrar pessoas que estão querendo seguir por um caminho que nem sempre é tão florido e iluminado, como é pintado por muitas pessoas.

  1. O empreendedor está atrelado à figura do herói.

Ter ideias legais e estar em contato constante com inovações, não faz do empreendedor um super-herói, aquele com a capa no pescoço, com a cueca em cima da calça e que aparece na hora que alguém grita por socorro.

Até porque a ideia de super-herói tida por muitas pessoas é do cara que sempre está à disposição de todos, a qualquer hora e qualquer lugar, salva a todos que estão precisando e está sempre de bem, disposto, animado, incansável e é sábio.

Na vida real, o empreendedor nem sempre tem todas essas características, não conseguindo estar acessível a todos, em todo tempo, por conta de dúvidas, imprevistos e ressignificações sobre o trabalho que desenvolve.

  1. Nenhuma grande ideia sai da cartola!

Por mais que pareça fácil para alguns, os insights que empreendedores têm são fruto de muita concentração, de pensamentos, de leitura, de conversas, ou seja, de trabalho.

Assim, se você muitas vezes se sente cansado, fadigado, sem energia, sem força e até mesmo sem ideias, fique tranquilo e saiba que isso faz parte da vida real de um empreendedor.

Seguindo nessa linha de raciocínio, podemos falar sobre a imagem do empreendedor estar atrelada a certezas!

Errar faz parte da vida, de todas as pessoas e isso não é diferente quando falamos sobre empreendedores.

Até chegar a uma ideia final, quantos insights ficam soltos e perdidos e, até mesmo, quantos testes dão errado e precisam ser refeitos?

E o mais interessante é entendermos que, mesmo após as aprovações, já em um ponto de aplicabilidade, erros podem acontecer e eles fazem parte do processo de construção e desenvolvimento.

Por isso, se você está errando, isso significa que você está realizando e buscando caminhos com o aprendizado.

  1. Empreender é coisa para gente rica.

Veja bem, ser rico não tem relação com empreender!

Existem muitas pessoas ricas que não praticam o empreendedorismo e pessoas mais pobres tornam-se empreendedoras e acabam encontrando neste caminho uma maneira de renda sustentável. Conseguem assim contribuir também para o desenvolvimento da sua comunidade.

Se você não tem dinheiro isso não significa que você não tenha uma grande ideia, uma inovação que pode ser promissora financeiramente para a sua vida. Fique atento ao que você tem pensado e dedique-se a desmistificar conceitos errados sobre ser empreendedor e ser rico.

Da mesma forma que muitos falam que para empreender tem que ser rico, fala-se sobre a ideia de que:

  1. Quando você fracassa uma vez, irá fracassar sempre.

Isso é um outro grande mito sobre o empreendedorismo!

Grandes empreendedores já fracassaram muitas vezes e encontraram o sucesso. Se você se considera um empreendedor, deve aprender que fracassar também é uma possibilidade de aprendizado e é com o erro que evoluímos para não cometer o mesmo erro.

Errar ou fracassar faz parte do processo de aprendizagem e aprimoramento para se desenvolver como empreendedor. Então, se você já errou, saiba que o mais importante é buscar alternativas de superação e saídas para não cometer erros novamente. Se a gente não erra e nem fracassa não temos a possibilidade de crescer!

  1. Empreendedores trabalham e se estressam mais.

Sim, temos aqui um outro grande mito!

Os fatos de trabalhar mais ou com menor intensidade, se estressar mais ou se estressar menos não têm relação com ser empreendedor ou não!

A escolha da profissão e o caminho que as pessoas vão seguir é uma escolha individual e cada um fica responsável pelos percalços que encontrarão pelo caminho.

A grande sacada nesse contexto é entendermos se aquilo que estamos fazendo tem sido mais prazeroso ou doloroso, tem me dado mais felicidade ou infelicidade e trazido mais bônus ou ônus?

Veja, essas questões não estão ligadas ao tipo de negócio que você resolveu fazer, pois têm relação direta com você e a escolha do que você resolveu fazer!

Portanto, se você tem pensado nisto: reflita sobre o sentido que o seu negócio tem para você e para as pessoas que estão com você!

  1. Empreender é legal porque não temos chefe.

Com certeza você já deve ter ouvido ou até mesmo ter dito isso em algum momento.

Ser líder de si é o maior desafio que uma pessoa pode ter e eu sempre começo os meus treinamentos de liderança falando isso!

A questão aqui não é ter chefe ou não ter, a questão é você entender que em muitos momentos, você será autônomo de suas ações e responsável pelo seu desempenho, sucesso, produtividade e resultado.

Se a sua escolha em empreender é por uma questão de não ter mais chefe, mas ao mesmo tempo você é protagonista de suas ações, organizado e responsável nos processos, com certeza você será um empreendedor reconhecido e de sucesso.

Ainda existem muitos outros mitos que podemos conversar, porém, estes apresentados estão no topo da lista para o início desse bate papo.

Tratar desses mitos são importantes para decisões de futuros empreendedores!

Ter clareza dos obstáculos e das dificuldades encontradas, faz com que tenhamos os pés no chão, pois o prejuízo emocional resultante de uma decisão infundada em uma fantasia de negócio pode ser gigantesco.

Por hora, eu diria que ser um empreendedor é ser real!

Por Kalil Lucena, sócio-fundador da Rede Kai – Networking com Propósito

Recomendado para você

Ficou interessado em conhecer nossos grupos?

Junte-se a nós e amplie seus negócios!