Natal, tempo para refletirmos sobre o Networking.

Dentre tantas definições que encontramos ao pesquisar sobre o significado do Natal, não podemos negar que o conceito de nascimento ou renascimento é o mais coletivo entre as pessoas.

Natal é tempo de resguardar, de refletir sobre a vida, sobre convicções, preconceitos, paradigmas e buscar na reflexão e no processo do autoconhecimento, olhar para a mesma situação, porém, sob uma ótica diferente.

Quando trazemos a reflexão da importância do Natal e o significado do Networking nas relações sociais, podemos também aproveitar este momento para pensar sob um viés profissional: Natal, Networking e relacionamento empresarial.

Podemos extrair do significado desta data, grandes lições para o desenvolvimento da nossa postura como empreendedor ou empresário.

A introspecção que vivemos no Natal poderá nos ajudar a alcançar novas oportunidades de trabalho e entender que o caminho para o sucesso, definitivamente, é a gestão colaborativa.

Se você ainda não pensou em como desenvolver este aspecto na sua empresa, saiba que esse item deve fazer parte do seu plano estratégico já no próximo ano!

As pessoas precisam ser vistas com mais humanidade na sua organização e fazerem parte não apenas do plano operacional de suas ações, mas também do plano estratégico.

No Natal falamos em renascimento e nascimento, assim, podemos pensar como é importante aproveitar esse momento para criar o propósito da sua empresa e você  abrir espaço para essa construção coletiva com os seus colaboradores a fim de alinharem e conectarem as expectativas e as perspectivas do seu negócio.

Se no Natal ressignificamos o nosso olhar para a vida, porque você não pode fazer isso na sua empresa? Pensar sobre o que pode ser mudado, aperfeiçoado, em questões que poderão fazer mais sentido para você, sua equipe, seus clientes e seus parceiros?

Aproveite esse momento para rever as suas estratégias, repensar o seu plano de negócios.

A flexibilidade e a resiliência são as habilidades mais exigidas dos empresários e empreendedores nos tempos atuais e no Natal é possível refletir sobre como podemos nos tornar pessoas mais flexíveis e resilientes.

Por fim e não menos importante, Natal é a representação da família, do núcleo familiar.

Assim, podemos pensar como está o nosso relacionamento dentro de casa e quando adotamos o Networking, podemos começar a sua aplicabilidade dentro do seio familiar.

Este é o momento de melhorar a saúde do nosso relacionamento entre pais e mães, filhos e pais, pais e irmãos, tios, primos, agregados e entendendo que é possível amar a nossa família, do jeito que ela é.

Analisando que é possível melhorar as relações, entender que falar é importante, porém, ouvir é uma dádiva, um grande dom, que nos fortalece e nos torna mais inteligentes e sábios.

A contribuição da família para o desenvolvimento da sua empresa é essencial: zele por esse incentivo, por essa força subjetiva que varia de pessoa a pessoa, família a família, mas que pode ser uma potente ferramenta de apoio empresarial.

A família é, potencialmente, uma grande oportunidade de crescimento.

Desta forma, a semelhança entre Natal, Networking e relacionamento empresarial faz todo sentido, dialogam com muita tranquilidade entre si.

Valorize a dedicação de todos os que te ajudaram até aqui, sejam eles seus familiares, seus amigos, seus colaboradores, seus sócios, seus parceiros e seus clientes.

Aquela ligação ou aquela mensagem para essas pessoas faz toda a diferença em tempos de valorização das coisas mais simples e mais comuns: um obrigado!

Desejamos a todos muitas ressignificações!

E já que a vida é uma oportunidade de mudança minuto a minuto, que sejamos pessoas melhores e que aprendamos a valorizar tudo, exatamente tudo o que nos trouxe até aqui!

O mundo precisa de empresários, empreendedores, gestores e equipes competentes, sábios, inteligentes, bem comunicativos, extraordinários, estrategistas, comerciais e de grandes resultados e podemos ser tudo isso e muito mais, sendo essencialmente humanos!

Feliz Natal!

Por Kalil Lucena, sócio-fundador da Rede Kai – Networking com Propósito

Leave a Reply

× Como posso te ajudar?