Como utilizar o Ikigai para construir um networking com sentido?

Você sabia que o nome Kai vem de Gai (Ikigai) e significa realizar o que se espera, por meio da ética e disciplina?

A mandala Ikigai é uma ferramenta de autoconhecimento que aborda diferentes áreas da vida pessoal e profissional.

Nela você encontra sobreposições de fatores importantes para a sua vida com o objetivo de caminhar para o centro, para a autorrealização e para um propósito.

Saiba que em um processo de evolução, é essencial reconhecer que pessoas são sempre pessoas e que são elas que ocupam cargos ou funções dentro das empresas. Pois, enquanto líder, se não enxergar as pessoas como elas são, correrá o risco de nunca chegar ao centro da mandala Ikigai.

O Kai traz esse norte de que é preciso “nos entendermos como pessoas, seres humanos, independente de sermos empresários, colaboradores e parceiros. ”

Estes processos da autorrealização e de encontro do propósito passam pela questão do autoconhecimento. Este é um dos segredos de um empresário bem-sucedido: desenvolver as competências emocionais, que resultam em uma melhor performance no trabalho.

Aqui na Rede Kai, nos identificamos com esses conceitos e refletimos em como levar essa “filosofia” para o mundo dos negócios, por meio do networking com propósito.

Encontrar o propósito é, basicamente, você entender o sentido de suas escolhas, como por exemplo:

– Por que eu optei em abrir a minha empresa?

– Por que eu quero ser um empresário/empreendedor?

– Por que faz sentido continuar trabalhando para o meu negócio?

– Onde eu quero chegar com o desenvolvimento do meu negócio?

– Quais pessoas têm sido impactadas com o meu projeto empresarial?

Observe que as respostas destas perguntas mostram que nós vivemos em uma grande rede de pessoas e estamos conectados por nossos diferentes propósitos, pelo sentido que move cada pessoa a um desafio, cada empresário, cada empreendedor e gestor a desenvolver suas atividades.

Promover o seu desenvolvimento e dos seus negócios por meio de networking – que é uma ferramenta potente para o crescimento das empresas, por meio do relacionamento e confiança – é entender que você trará para essa construção: o sentido, o propósito, a ética e disciplina.

O que consequentemente te fará avaliar que, se os seus propósitos estão desalinhados e se os valores são incompatíveis, com toda certeza, você terá muita dificuldade em desenvolver networking com significado.

Sabe aquela conversa que é longa e sem nenhum objetivo? Pois é, esse é um tempo que foi perdido, pois não havia ali conexão de propósitos e valores! Por isso, te digo, não perca tempo.

A Rede Kai proporciona a experiência de relacionamento que você precisa!

 Networking com Propósito

Aqui na Rede Kai consideramos muito importante entender as questões “técnicas e processuais” de uma empresa, como a concepção jurídica, contábil, estratégica de marketing, faturamento, possibilidade de contribuição por via de relacionamentos. Porém, é fundamental entender se os propósitos e valores daqueles empresários que desejam ser membros são compatíveis com aquilo que nós acreditamos.

Até porque praticar networking profissional e com propósito é usufruir de uma metodologia que contribui para a construção de um relacionamento que seja focado em pessoas e nas empresas.

Temos a visão de que não fazemos negócios com marcas, fazemos negócios com pessoas. E quando isso está bem alinhado, encontramos um sentido para criar uma relação saudável e frutífera para as organizações.

Você precisa fazer networking?

Você precisa aumentar a sua rede de relacionamentos?

Você precisa de mais negócios?

São três perguntas importantes para o mundo dos negócios, porém, eu ainda complementaria:

Você quer estar conectado com empresários com os mesmos valores que os seus?

Você quer aumentar a sua rede de relacionamentos de maneira coesa?

Você quer construir esse caminho de maneira sólida pessoal e profissional?

Assim, praticar o Kai é entender que todas as perguntas feitas são importantes, mas nenhuma caminha sozinha, sem a outra. Elas se complementam. Se somam. E resultam em grandes potencialidades de parcerias e negócios com sentido.

Estamos formando uma comunidade de empresários com propósitos e valores em comum, na busca da realização do que esperamos, por meio da ética e disciplina e construir relacionamentos profundos, saudáveis e coerentes. Assim, criamos um ambiente de confiança e segurança para que os negócios aconteçam e todos possam crescer!

Quer vir conosco nesta grandiosa jornada? Nos envie uma mensagem e vamos conversar!

Por Kalil Lucena, sócio-fundador da Rede Kai – Networking com Propósito

Leave a Reply

× Como posso te ajudar?