Aprenda a fazer networking profissional e obtenha melhores resultados para seu negócio

O empresário e o empreendedor atual, em meio a tantos desafios gerados pelo contexto em que estamos inseridos, vive fortes dores quando o assunto é relacionamento.

Para aqueles que se fecharam em seu mundo, olhando para o concorrente apenas como o personagem ruim da história da vida empresarial, esse teve ainda um maior desafio, pois não trabalhou de maneira saudável os benefícios que a concorrência pode trazer para o seu negócio.

No artigo de hoje, vamos refletir sobre a importância do networking profissional e o networking empresarial.

Essa reflexão ajudará a você olhar para o mercado com mais cuidado e perceber nele, inclusive nos seus concorrentes, a saída para um melhor relacionamento com seus colaboradores, clientes, parceiros e amigos.

“A minha carteira de clientes está estagnada”.

“Não tenho gerado novos negócios no último ano”.

“A minha rede de relacionamento está restrita a apenas clientes atuais”.

“Preciso melhorar os meus resultados e não sei por onde começar”.

Essas são alguns relatos que frequentemente tenho ouvido de empresários e empreendedores nos últimos meses, o que nos faz refletir sobre a importância do networking.

Não podemos negar, relacionamento é a grande chave para enfrentar esse momento de crise que vivemos e por meio de um propósito, bem estruturado, encontrarmos no apoio empresarial e nas parceiras, soluções inteligentes para o seu mercado.

Quando você se encontra com outros empresários, as suas chances de maximizar as suas oportunidades de negócios se efetivam.

A teoria do “the small world problem”, que significa      “O problema do mundo pequeno”, nos relata que todas as empresas bem-sucedidas formaram relacionamentos significativos que possibilitaram um caminho rápido e sustentável para o sucesso. Sabe como? Por meio do networking. Então, imagina se praticado com propósito!

Networking com Propósito

 Relacionar-se no mundo empresarial é estar aberto a inúmeras possibilidades que podem ser geradas por meio da confiança entre empresários e empreendedores.

Ter um propósito nesse processo é muito importante, pois traz para você, empresário e empreendedor, a busca dos seus “por quês” empresariais, em meio a necessidade de criar parcerias significativas de negócios.

Mas, você tem realizado networking e não tem conseguido resultados para a sua empresa?

Preciso lhe dizer que fazer networking é muito mais do que apenas trocar cartão de visitas ou encontrar-se com outro empresário para aquele famoso “tapinha” nas costas e oferecer-lhe um almoço.

Estamos em um momento de buscar significado para as relações e a confiança não se estabelece apenas em uma troca de cartão ou um almoço em um restaurante de grife.

Networking Profissional e Networking Empresarial

 Certa vez me perguntaram sobre a diferencia dessas duas “modalidades” de networking, se é que podemos chamá-las de modalidades.

O networking é uma prática de negócios que pode ser realizada por empresários, empreendedores e gestores. E esse processo passa por um aprendizado, construído para que você alcance efetividades nessa prática.

Quando estamos em um encontro para praticar networking, devemos estar atentos as oportunidades de negócios que poderão surgir, focando na qualidade e não na quantidade de pessoas que estão nesse evento.

Essa é uma dica importante, pois não se trata de quantas pessoas você vai contatar, mas quem é a pessoa que você se interessa em conhecer.

É preciso aprender e estar disposto a apreender conceitos importantes para a construção de um relacionamento empresarial. A educação e o aprimoramento são os caminhos para nos atualizar sobre o desenvolvimento do networking, na prática.

Assim, respondendo à questão sobre o networking profissional e empresarial, não entendo que há uma diferença entre eles, muito pelo contrário, ambos se complementam.

A importante relação que o networking profissional e empresarial tem é justamente a capacidade de aprendermos a construir um significativo relacionamento e colher bons frutos com isso.

Quando eu aprendo a estrutura e o método para desenvolver um bom relacionamento, estarei preparado para participar de eventos com demais empresários e trocar oportunidades de negócios.

Quando você não encontra efetividade para o seu segmento no networking, possivelmente isso se dê pela limitação de você desenvolver um processo que seja verdadeiro e real.

Fazer networking por fazer, não trará benefícios para a sua empresa, os encontros casuais, feitos sem propósito serão apenas encontro de café da manhã, sem foco, sem objetivo e sem diretriz.

Aprenda a fazer networking profissional e melhorar os resultados da sua empresa.

Junte a uma rede empresários que são capazes de desenvolver esse processo e cultive em sua vida a prática do networking com propósito.

Por Kalil Lucena, sócio-fundador da Rede Kai – Networking com Propósito

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