“Empreender, significa realizar, produzir novas ideias através da
coerência entre inovação, criatividade e imaginação.”
 

No 5 de outubro celebramos o Dia do Empreendedor e não teríamos uma data melhor para o nosso primeiro artigo da Rede Kai – Networking com Propósito, falando sobre a importância do empreendedorismo. Afinal, o Brasil é um país de empreendedores!

De acordo com o último levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2019, estima-se que o país atingiu o número de 52 milhões de brasileiros que possuem negócio próprio e deste total 9,031 milhões são microempreendedores individuais (MEIs), segundo pesquisa do Sebrae.

Neste sentido, Carlos Melles, presidente do Sebrae, afirma: “Como um dos resultados da pandemia do novo coronavírus, acreditamos que neste ano de 2020, o grupo dos empreendedores iniciais cresça e atinja o novo recorde histórico com uma proporção de 25% do total da população adulta. Este número, segundo nossa projeção, será puxado pelas mulheres e por pessoas negras em geral, os grupos que mais costumam ser afetados pelo crescimento do desemprego”.

Mas então, o que é empreender?

O empreendedor é aquela pessoa com perfil visionário que promove, inova e aproveita as oportunidades nos negócios, enfrenta inúmeros desafios e muitas vezes se arrisca para colocar em prática seus planos, suas ideias e seus sonhos.

Muitas pessoas ainda acreditam que o termo empreender está diretamente ligado a uma ideia de inovação e não é bem assim. Inovar está dentro de um guarda-chuva de possibilidades, entre habilidades e competências que o empreendedor deve ter.

O empreendedor em geral é aquele se se motiva pela autorrealização e pelo desejo de assumir novas responsabilidades e ser independente no mercado e no seu negócio.

Eu só posso ser empreendedor se abrir um novo negócio?

Esse é um outro tabu que precisamos mitigar em relação ao empreendedorismo.

Existem sim aquelas pessoas que resolvem empreender e para isso abrem o seu próprio negócio, mas também existem os chamados empreendedores corporativos.

Os empreendedores corporativos são aqueles colaboradores que estão vinculados a uma organização e mesmo assim não deixam de praticar uma mentalidade empreendedora.

Esses profissionais se destacam por seu trabalho inovador, criativo, pela busca de soluções e por focarem em desenvolver diferenciais que agregam valor aos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

Ou seja, o empreendedorismo está na veia das pessoas, sejam elas empresárias, profissionais liberais ou até mesmo colaboradores dentro das empresas.

E quais são as características de um empreendedor?

Ter uma visão estratégica para o negócio e para as pessoas que estão nele é uma forte característica de um empreendedor, pois assim, esse não apenas enxerga o seu mundo, o seu contexto e se importa com uma ideia geral e com as pessoas que estão envolvidas nesse processo.

Nesse sentido, ao importar-se com os envolvidos nesses processos, o empreendedor contribui para o desenvolvimento humano em equipe, se importa com seus parceiros, clientes internos e externos.

Saber lidar com as pessoas, saber escutar, orientar, direcionar e acompanhar vão além de habilidades de um líder, mas também de uma competência empreendedora. O empreendedor está sempre aberto a novas ideias em um espaço que seja propiciado a isso.

Atuando nessa perspectiva de união, estratégica e comprometimento, torna-se mais produtivo em suas atividades e é focado em resultados que motivam a si próprio e também a toda equipe.

Por fim, este se preocupa em contribuir para o aprendizado de um grupo e proporciona um ambiente que seja favorável a novas ideias, criações e diálogo.

E para finalizar esse nosso bate papo por aqui, quero terminar com uma frase que sempre uso em minhas palestras e quem tem muito a ver com o que estamos falando, sobre empreendedorismo: “Faça o que ninguém faz, fale o que ninguém fala e seja o que ninguém é!”

Se identificou com este artigo? Acredita que precisa desenvolver algumas dessas habilidades? Vamos conversar para que conheça mais sobre a Rede Kai e nossas soluções em desenvolvimento humano, queremos te apoiar nesta jornada empreendedora!

Feliz dia(s) a todos os empreendedores!!!

Por Kalil Lucena, sócio-fundador da Rede Kai – Networking com Propósito

× Como posso te ajudar?